Desde o início da edição das Pesquisas da PUC-SP, pelo já consagrado trabalho Seleta, tornaram-se mais conhecidos os horizontes de nossas preocupações e ocupações, com indicação mais precisa de elementos, presentes e possíveis, do discurso vocacionado ao próprio desenvolvimento humano e que permite exatamente aquele diferencial característico das universidades de ponta em todo o mundo.

A coleta e sistematização dos dados, bem como a experiência alocada em edições pretéritas deste poderoso instrumento (245 pesquisas registradas em 2009 e 389 pesquisas registradas em 2010) permitiram uma abrangência mais realista nesta nova edição. Aqui se encontram 409 pesquisas científicas.

A confecção e divulgação desse Seleta converte-se em verdadeiro convite à sociedade, acadêmica e não-acadêmica, para assistir mais de perto ao trabalho de base científica, às preocupações e objetivos da comunidade acadêmica da PUC-SP, envolvida diretamente na busca de respostas e novos questionamentos, que por sua vez alimentam as demandas e expectativas de todos nós.

Em última análise, franqueia-se o desenvolvimento de nossa própria liberdade, que é e há de ser concebida e praticada como liberdade integral, baseada, pois, também no conhecimento e na busca do conhecimento, na abertura à reflexão, à análise crítica e, sobretudo, no respeito à dignidade da pessoa.

É no trabalho permanente de todos os professores e alunos que, na condição de pesquisadores, pode ser construído e compreendido o significado e sentido de uma universidade plena, não sendo possível olvidar, aqui, o auxílio dos funcionários que atuam em grande proximidade com os grupos de pesquisa.

Enfim, é com muito orgulho que apresentamos o retrato atual desse elemento de sustentação de nossa Universidade: a pesquisa de excelência.

Prof. Dr. André Ramos Tavares
Pró-Reitor de Pós-Graduação
Prof. Dra. Marina Graziela Feldmann
Pró-Reitoria de Graduação
Profa. Dra. Haydée Maria Roveratti
Pró-Reitora de Educacão Continuada