HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO: AS MATEMÁTICAS NOS SÉCULOS XVI E XVII

Faculdade

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Área de Atuação

Educação Matemática.

Resumo

O objetivo deste projeto é analisar alguns dos vários aspectos do ensino da matemática na interface entre ciência, técnica e tecnologia desde o século XVI até a especialização da matemática como modalidade e expressão de uma disciplina autônoma. Para tanto, buscaremos rastrear e analisar documentos, tendo por foco a história do ensino de matemática e sua relação com outras áreas de conhecimento. Além disso, procuraremos discutir aspectos epistemológicos ligados à história do ensino de Matemática ao ensino e à formação de professores de Matemática.

Palavras-Chave

História da matemática; ensino de matemática; interdisciplinaridade.

Objetivos

Analisar alguns dos vários aspectos do ensino da Matemática na interface entre ciência e técnica nos séculos XVI e XVII. Rastrear e analisar documentos, tendo por foco a história da Matemática e sua relação com outras áreas de conhecimento.

Aplicações/produtos

Publicação de artigos científicos.
http://fumikazusaito.wordpress.com/
http://heema.org

Fase em que se encontra o projeto

Em Andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Fumikazu Saito

Equipe

Fumikazu Saito.

Grupo de Pesquisa

História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEM) da PUC-SP.

Contato

fsaito@pucsp.br