HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES

Faculdade

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Área de Atuação

História da Ciência.

Resumo

A História da Ciência vem sendo valorizada na formação básica e superior, como expresso nos PCNs e nas diretrizes curriculares para o ensino superior. Entretanto, faz-se necessário um aprofundamento nas reflexões, discussões e elaboração de propostas de interação entre história da ciência e ensino, a fim de realizar a contribuição dessa área para a formação de docentes de nível fundamental, médio e superior na medida em que lhes propicie reflexões mais aprofundadas sobre as áreas de conhecimento que ministram em sala de aula.

Palavras-Chave

História da ciência; ensino de ciência; interface.

Objetivos

Discutir e desenvolver ações para a construção de interface entre história da ciência e ensino de ciência.

Aplicações/produtos

Realização de três jornadas de História da Ciência e Ensino. Publicação de dois livros: História da Ciência: Tópicos Atuais e História da Ciência: Tópicos Atuais 2; e periódico eletrônico História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces.
http://www.pucsp.br/jornadahcensino/
http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/index

Fase em que se encontra o projeto

Em Andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Fumikazu Saito ; Maria Helena Roxo Beltran ; Wagner Wuo

Equipe

Wagner Wuo; Maria Helena Roxo Beltran; Fumikazu Saito; Rosana Nunes dos Santos.

Grupo de Pesquisa

História da Ciência e Ensino.

Contato

fsaito@pucsp.br