CONSTRUÇÃO DE INTERFACE ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO NA PERSPECTIVA DO LÓGICO-HISTÓRICO

Faculdade

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Área de Atuação

Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo

Estudos iniciais nos conduziram à necessidade de discutir a relação entre desenvolvimento de conhecimentos matemáticos, sob a perspectiva do lógico-histórico, e uma revisão historiográfica da história da matemática.

Palavras-Chave

Ensino de matemática; história da matemática; lógico-histórico.

Objetivos

Este projeto visa analisar e refletir possibilidades de construção de interface entre a história da matemática e o ensino de matemática a fim de contribuir para a formação continuada de professores de todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior).

Aplicações/produtos

“Construção de interface entre história da matemática e ensino na perspectiva do lógico-histórico” de Fumikazu Saito e Marisa da Silva Dias, em Pesquisas PUC-SP (São Paulo, 2009).
http://heema.org

Fase em que se encontra o projeto

Em Andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Fumikazu Saito ; Marisa da Silva Dias

Equipe

Fumikazu Saito; Marisa da Silva Dias.

Grupo de Pesquisa

Grupo de estudo e pesquisa História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEM)da PUC-SP.

Contato

fsaito@pucsp.br