CIÊNCIA E TECHNÉ NA PRIMEIRA MODERNIDADE: A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE TEXTOS, INSTRUMENTOS E IMAGENS

Faculdade

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Área de Atuação

História da Ciência.

Resumo

Os atuais discursos científicos e tecnológicos vêm reforçando cada vez mais a necessidade de se estabelecer uma reflexão voltada para os processos de interação entre eles. Nesse sentido, este projeto volta-se a analisar diferentes possibilidades de interação entre ciência e técnica manifestadas já nas origens da ciência moderna, focalizando especialmente o papel de instrumentos e imagens nas novas formas de transmissão de conhecimentos sobre a natureza e as artes propostas naquele período.

Palavras-Chave

História da ciência; ciência; techné; técnica; tecnologia; arte.

Objetivos

Analisar relações entre ciência e técnica manifestadas nas origens da ciência moderna, focalizando especialmente textos e imagens concernentes a projetos, formas e propósitos de utilização de aparatos e instrumentos. Contribuir para as atuais reflexões sobre a interação entre ciência e tecnologia.

Aplicações/produtos

“Arte (Techné) e Ciência no século XVI: O conhecimento prático na magia natural de Della Porta”, de Fumikazu Saito em Anais do IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, v. 1, p. 1-9, 2011.

Fase em que se encontra o projeto

Em Andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Fumikazu Saito ; Maria Helena Roxo Beltran

Equipe

Elisa Missae Tanonaka; Maria Helena Roxo Beltran; Regiane A. Cayre da Silva; Fumikazu Saito; Reno Stagni; Laís dos Santos Pinto Trindade.

Grupo de Pesquisa

Ciência e Techné.

Contato

fsaito@pucsp.br